quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vários Tipos de ÁGUAS para a Pele!!!

Minhas flores! Hoje vim  falar sobre os vários tipos de águas existentes no mercado!O fato é que águas 'do bem' são frescurinhas bacanas que independem do clima para dar um up da pele.

Sobre o assunto, aliás, há quem pense que as únicas águas turbinadas que trazem algum efeito são as termais (por serem subterrâneas e naturalmente enriquecidas com minerais). No entanto, a verdade é que rola uma diversidade absurda de águas no mercado e numa simples fuçada básica entre as que uso encontrei coisinhas bem interessantes, inclusive do mercado nacional.

Evidentemente não tenho conhecimento técnico suficiente, então não pagarei de entendida, mas pesquisei um pouquinho sobre cada uma para poder compartilhar algumas informações básicas:

ÁGUA TERMAL


É água subterrânea que se mantém anos a fio sem qualquer contato com o ambiente. Com isso, ela fica naturalmente enriquecida pelos minerais rochosos.

A França é a principal produtora das termais (não é à toa que as marcas francesas são as mais difundidas do mundo) e, comprovadamente, acontece uma variação entre as proporções dos minerais captados pelas águas de acordo com as diferentes estações termais das quais são extraídas.

Olha que interessantes as infos das mais famosas: La-Roche é rica em selênio ( é que eu uso mais); a Avène em zinco e cobre; já a Vichy, em tese, é tida como a mais completa, pois traz concentração de 17 minerais diversos.

Engraçado é que muita gente vê nas águas termais uma frescura totalmente sem propósito, mas a verdade é que os efeitos do babado não são visíveis a olho nu. As propriedades de grande parte das águas termais do mercado são antiinflamatórias e calmantes, o que faz com que o resultado seja infinitamente mais sensorial, mas ainda assim efetivo.

É insípida, inodora, acalma, refresca, auxilia na tonificação e, dizem as boas línguas, ainda tem propriedades antioxidantes.

Água Mineral

A mineral enriquecida é uma descoberta recente, pelo menos para mim. A única que conheço é a PuraInova, que é nacionalérima (da Serra do Japi) e vem em duas versões: clássica ou encapsulada (com lipossomas).

O princípio é bem semelhante ao da água termal (ela capta os minerais na fonte - aproximadamente 15, entre macro e micro) e a promessa é de contribuição para o equilíbio hídrico da pele.

Ainda não provei a versão clássica, mas a encapsulada é bem interessante por conta da tecnologia, uma vez que os lipossomas são vetores utilizados para liberação controlada de substâncias biologicamente ativas. 

No caso da água, de acordo com o fabricante, a água encapsulada em lipossomas consegue chegar às camadas mais profundas da pele (e, por consequência, os benefícios dos minerais também são transportados, turbinando o alcance das propriedades naturais do produto).
Vale mecionar apenas que a Acquassoma não é inodora como as outras águas. Não se tem a ver com os lipossomas, mas fato é que rola uma fragrância 'de matéria prima'. Nada intoxicante ou forte, mas  na aplicação básica (spray contínuo direto no rosto) é bem perceptível.

Água Bioativa


A bioativa é proveniente da reestruturação molecular da água de manacial. Total tecnológico o babado e a única que conheço é a VitaH2O, 100% nacional (salvo engano, aliás, é a única existente nessa pegada). 

Com o emprego da tecnologia 'Water Cluster', os aglomerados de moléculas de água são reestruturados de foma a deixá-los semelhantes aos provenientes dos processos naturais de degelo de icebergs (que, dizem as boas línguas, possui propriedades benéficas à pele). De acordo com a marca "isso permite que a água tenha maior permeação, proporcionando uma hidratação efetiva". 

Na prática, os benefícios são bem semelhantes aos da água termal (sim, confesso que amo ao cubo a versão pocket do produto, perfeita para levar na bolsa e refrescar a cútis no calorão).

Água Floral


Florais são as águas derivadas do vapor da destilação de óleos essenciais das plantas. Basicamente, como óleo e água não se misturam, um só processo resulta em dois produtos distintos: o óleo essencial e a água. No entanto, a água acaba impregnada pelos benefícios do óleo e é super usada na indústria cosmética.

A promessa do produto, além de refrescar e acalmar (como todas as outras), é a de auxiliar na tonificação da pele. Algumas delas ainda são aromatizadas.

Essa minha da foto (da EOS), não existe mais, infelizmente, mas fato é que 'n' outras marcas arrasam no mesmo conceito (sobretudo gringas, tipo Kenzoki).

Água de Uvas


O propósito da água de uvas (juro que só conheço a da Caudalie) é trazer os mesmos benefícios calmantes e de hidratação da água termal, mas extraída de uvas orgânicas.
Foi a única cujo processo é uma incógnita - no início pensei que tivesse a ver com a fruta em si, mas não é, é água mesmo.

Confesso que na prática não vejo muita diferença entre ela e a termal, pois ambas são igualmente insípidas e inodoras. A graça está mesmo em experimentar uma coisinha nova, basicamente.
Água de Coco


O spray hidratante de água de coco da Sol de Janeiro foi um dos principais motivos pelos quais resolvi desencantar este post. Assim que usei, a sensação gostosinha da água termal me veio total à mente.

Embora o 'caminho' seja diferente, queira ou não a água de coco é um soro de hidratação composto por um montão de minerais, então acaba proporcionando benefícios bem parecidos. 

Acho que vale como alternativa muitíssimo feliz, acalma, refresca e ainda equilibra a barreira natural de hidratação da pele.

Só vale ressaltar, a título informativo, que o spray de água de coco possui fragrância (bem suave e agradável, mas rola e é perceptível na aplicação). 

Diversidade pouca é bobagem no mundo das águas, hein, people?! 


Maiores informações:

Avèneaveneusa.com
Caudaliecaudalie.com
La Roche Posay: laroche-posay.com
PuraInovapurainova.com.br
Vita H2Oigsikue.com.br
Vichyvichy.com.br 
Sol de Janeirosoldejaneiro.com.br

5 comentários:

  1. SIMPLESMENTE AMEIIIIIII O POST ! Amoooooo agua termal..inclusive meu ultimo post no blog é sobre uma da Mac..srsrsr ! mas não sabia a diversidade ..gente é muita agua..rs !
    Obrigada pela dica !
    Se puder da uma passadinha para conferir o post !
    Beijinhos
    http://ficandolindaem321.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pra tu vê o quão desinformada estou... achei super interessante o post :)
    FB
    http://neuradosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nadja,
    tudo bem?
    Nossa, estou até com vergonha não sabia que existiam vários tipos de água para pele. Gostei da informação, muito legal a sua postagem.
    Beijinhos.
    cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    OBS: FB
    seguidora: leitora voraz

    ResponderExcluir
  4. Já tinha escutado falar sobre água termal, mas confesso que nem sabia pra que servia, muito menos que tinha vários tipos, rs. A cada post e blog visitado se aprende um pouco, por isso que adoro esse mundo, rs.
    Seguindo viu :*
    FB
    www.facebook.com/chocowlat
    http://blog.chocowlat.com

    ResponderExcluir
  5. Oieee, para ser sincera, eu nem sabia que existiam tantos tipos de água hahah
    Eu SEMPRE uso água termal, acho que melhora muito, mas foi saber que existem outras :D

    Ótimo 2014! Beijoo

    FB
    www.dtwiggy.wordpress.com

    ResponderExcluir