quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mais Esclarecimentos sobre o CRONOGRAMA CAPILAR!!!!

Tenho visto muito várias meninas comentando sobre esse tal cronograma, e fiquei super curiosa para saber como funciona! Eu vou confessar que como meu cabelo é muito oleoso na raíz, nunca pensei em cuidar pra valer do cabelo , zero pra mim :) Então foi que uma amiga me alertou, a Naty Rocha! Pesquisei mais sobre o assunto e já coloquei em prática!
Mas o que é o Cronograma Capilar????
É um rotina de cuidados com os cabelos, separando e classificando suas máscaras de tratamento em 3 tipos: Hidratação (H) – Nutrição (N) – Reconstrução (R), ou seja, a gente deixa de lado que usar máscara no cabelo é só hidratação, mas eu tento explicar já já. E você faz isso 3x por semana (no meu caso em toda lavagem). 


Como funciona????
Primeira coisa é classificar suas máscaras em H, N ou R. Como? É chato, confesso, mas já vou tentar explicar.
Hidratação: reposição de água/hídrica
O que  tem na máscara:  você encontra água em várias máscaras, mas a ideia aqui é procurar por vitaminas, pantenol/bepantol, mel, algas marinhas, aloe vera/babosa, extratos de plantas, glicerina.
Nutrição: reposição da oleosidade natural/lipídica
O que tem na máscara:, óleos (argan, macadâmia, coco, semente de uva etc. ), manteigas (cupuaçu, karitê, cacau etc.)
Reconstrução: reposição de proteínas/proteica
O que tem na máscara: queratina, creatina, colágeno, proteínas (do leite, do trigo, da seda etc.)
Eu saí testando minhas máscaras, observei como meu cabelo reage a cada tipo de máscara, então além dos componentes um dos critérios para separá-las tem sido esse e cheguei à conclusão que o resultado obtido é mais ou menos assim (não uso nada pra finalizar, só pra ver como a máscara reage):
1) Hidratação – Cabelo macio, delícia ao toque e sem usar leave-in fica livre, leve e solto (leia-se: armado, arrepiado, rebelde)
2) Nutrição – Cabelo macio, comportadinho mesmo sem leave-in, dependendo da máscara com aspecto mais pesado/oleoso
3) Reconstrução – Cabelo firme, encorpado (quase duro qdo tem queratina), meio comportado, meio espetado, mas com aspecto feio, opaco. (sem leave-in)
Depois você monta uma rotina mensal de acordo com o que seu cabelo precisa, montando sequências semanais, a maioria que vi é mais ou menos assim:
1ª semama H-H-N
2º semana  H-H-N
3ª semana H-N-R
4ª semana volta para a primeira
Eu já acho válido começar usando shampoo anti-resíduos e com uma sequência de H-N-R se você já mantém cuidados e seu cabelo não estiver muito danificado. Antes de uma R seu cabelo precisa estar hidratado e nutrido, se não pode ter efeito inverso e quebrar.
Tem também a Umectação (U) que é uma N com óleos naturais, depois falo sobre.




Do que precisa????

3 máscaras, shampoo e condicionador. Embora eu fique doida por mil produtos diferentes e quero tudo que vejo pela frente quando começo algo novo (nem todo mundo é assim, eu sei), precisar mesmo é outra coisa, então mantenha o controle e tenha umas máscara de cada, comece classificando o que tem em casa. Ou tenha uma só de hidratação e potencialize com ampolas e cia)
Tem um grupo no Facebook, o Cronograma Capilar, que tem muita informação, vale participar, devorar o arquivo, ver as fotos nos arquivos (tem separado por marcas e também por classificação). Wink

Bom, meninas, espero que de certo! Estou começando o meu cronograma exatamente hoje e vou observar e contar tudo para voces! Quero na verdade uma forma de adaptar meu cabelo, pois ele é virgem e oleoso, mas é seco nas pontas, acho que o ideal pra mim é fazer mais H , N moderada e R 1 vez ao mes! Vou ver se funciona assim! Gostaram das dicas? Deixem seus comentários!
Bjos flores!

Bom, meninas, espero que de certo! Estou começando o meu cronograma exatamente hoje e vou observar e contar tudo para voces! Quero na verdade uma forma de adaptar meu cabelo, pois ele é virgem e oleoso, mas é seco nas pontas, acho que o ideal pra mim é fazer mais H , N moderada e R 1 vez ao mes! Vou ver se funciona assim! Gostaram das dicas? Deixem seus comentários!
Bjos flores!





2 comentários: